quarta-feira, novembro 30, 2005

As Crianças nas Artes Marciais


"Primeiro, dê aos seus filhos raízes. Mais tarde, asas."


O Karaté na educação e formação da criança:

No mundo de hoje, valores como disciplina, respeito e companheirismo são muitas vezes deixados de lado. Pai e mãe frequentemente trabalham e, por isso, muitas vezes não têm condições para ajudar a construir estes valores na criança, uma vez que estão muito pouco tempo em contacto com os filhos que, normalmente, passam seus dias em frente de uma televisão e/ou em contacto com companhias inadequadas. Além disso, as escolas, em geral, dão prioridade ao aspecto intelectual, pondo menos ênfase nos fundamentos da educação moral, cujos ensinamentos estão voltados para o comportamento disciplinar e social.

A prática do Karaté sob a orientação de instrutores qualificados trará benefícios inestimáveis para a criança, pois se ela for bem orientada e motivada, será um grande passo para se evitar o aparecimento de certos vícios (como o uso de drogas, por exemplo), nocivos à saúde.

Nesse sentido, podemos dizer que a prática correcta do Karaté auxilia enormemente na educação, formação e desenvolvimento da criança. Ela aprende a respeitar, prestar atenção e a se relacionar com os outros. Relativamente ao aspecto físico, ela estará sempre a exercitar-se, o que lhe proporcionara um melhor desenvolvimento corporal, contribuindo para uma vida saudável em todos os aspectos.

Benefícios morais da prática do Karaté:
- Disciplina
- Respeito
- Auto confiança
- Companheirismo
- Coragem

O estímulo à coragem para enfrentar obstáculos, é parte dos ensinamentos do Karaté.
A coragem nada mais é do que a energia moral que temos diante de situações difíceis ou de aflição.

Já dizia Masutatsu Oyama, um dos grandes Mestres de Karaté:
"Perder dinheiro é perder pouco, perder confiança é perder muito, mas perder a coragem é perder tudo, porque se perderá a si mesmo.
Portanto, mantenha a coragem como o bem mais precioso da vida."


Benefícios físicos imediatos para a criança:

1 - MANUTENÇÃO DA SAÚDE E FORTALECIMENTO FÍSICO - É inegável a contribuição que a pratica física do Karaté proporciona aos praticantes, principalmente para a criança que está em fase de crescimento e desenvolvimento. Correcção da postura corporal e agilidade física é um dos primeiros benefícios que os pais percebem em seus filhos.

2 - COORDENAÇÃO MOTORA - Executando os exercícios de Karaté conhecidos como KIHONS, exercita-se de forma natural e progressiva toda a estrutura física necessária e fundamental, pois trabalha-se os membros superiores e inferiores, lados direito e esquerdo simultaneamente e consequentemente activando o lado direito e esquerdo do cérebro.

3 - RELAXAMENTO - Tendo em vista a ampla variedade de exercícios anaeróbios e aeróbios durante o treino, todo o sistema muscular é trabalhado em sincronia. Existe um trabalho de contracção e descontracção muscular, que, juntamente com o devido ritmo de trabalho, proporciona uma sensação de relaxamento e bem-estar no fim da cada aula.

Note-se que Instrutores, Professores e Mestres de karaté, não substituem os Pais, e também não é essa a nossa intenção.
Penso eu, que todos devemos utilizar a filosofia marcial para ajudar a construir um cidadão melhor .

" A Educação de uma criança deveria começar antes do seu nascimento "


Fontes de Pesquisa:
www.karatebarretos.com.br