quarta-feira, novembro 30, 2005

A Estratégia

Qualquer grande literatura que fale sobre Estratégia acaba inevitavelmente por citar dois grandes Mestres: Miyamoto Musahi com “Go rin no sho – O Livro dos Cinco Anéis” e Sun Tsu com ”A Arte da Guerra”.

A Estratégia pode ser definida, pura e simplesmente, como sendo a arte de obter vitórias mesmo estando perto da derrota; obter ganhos, mesmo sendo a perda eminente.

A Estratégia para se alcançar a vitória pode ser traduzida através da seguinte máxima samurai:

“Deixe que corte as suas vestes,
para você lhe cortar a pele.
Deixe que corte a sua pele,
para você lhe cortar a carne.
Deixe que corte a sua carne,
para você lhe cortar os ossos.”

A Estratégia é, literalmente, a arte de se estar sempre em vantagem relativamente ao adversário. Por isso, você deve planear a sua táctica de luta, e ao entrar no local do combate, ter a certeza da sua vitória, porque, se em algum momento tiver dúvidas, estará a expor ao seu adversário todos os seus medos e receios; e visto isto, nunca obterá uma vitória completa nem controlará o combate.

Num confronto na rua, sabe-se que o grande mérito está em ganhar batalhas sem precisar de lutar. No entanto isso nem sempre é possível, e é por isso que se deve ter sempre uma estratégia de recurso, pronta a ser usada caso tudo o resto falhe. Acima de todo, nunca menospreze ou subestime um adversário. Pode ser um erro fatal.

Por outro lado, numa competição desportiva, é sempre necessário o confronto, embora de uma forma controlada. Pode ser a simulação de uma situação real para o público, mas nunca pode ser uma simulação para você mesmo. Por isso, crie estratégias, estude o seu adversário e assuma o domínio da situação.

A Estratégia existe em todo o ser vivo, seja ela a águia, o tigre, o coelho ou antílope. Dela depende a sobrevivência da própria espécie. Bem empregue, de forma simples e eficiente, pode faze-lo ganhar uma competição, ou até mesmo, numa situação extrema, livrá-lo da morte.. por isso, manter-se vivo é já à partida uma grande estratégia. Melhor que isto só manter-se vivo, bem e com honra. Como Sun Tsu disse:

“Conseguir cem vitórias em cem batalhas, não é a maior das habilidades. Vencer a batalha antes de lutar, essa sim é a maior das habilidades.”

Fontes de Pesquisa:
DE PAULA, GERALDO GILBERTO. Karate esporte, Ibrasa