quarta-feira, novembro 30, 2005

Graduações


"O homem faz a técnica, e não o contrário.
É o nível técnico do praticante que valoriza a sua faixa "

As artes marciais provenientes do Japão e Okinawa, apresentam uma variedade de títulos e classes de graduações. O sistema actual de graduação por cintos coloridos é o mais aceite; Antes disso, muitos métodos distintos eram usados para marcar os vários níveis dos praticantes. Alguns sistemas, recorriam a três tipos de certificados para seus membros:
1-SHODAN- significando que se havia adquirido o status de principiante.
2-TIUDAN- significava a obtenção de um nível médio de prática. Isso significava que o indivíduo estava seriamente comprometido com a sua aprendizagem, escola e mestre.
3-JODAN- A graduação mais alta. Significava o ingresso no OKUDEN (escola, sistema e tradição secreta das artes marciais).

Se o indivíduo permanecia dez anos ou mais junto do seu mestre, demonstrando assim interesse e dedicação, recebia o Menkio, a licença que permitia ensinar.
Essa licença podia ter diferentes denominações como: Sensei, Shiran, Hanshi, Renshi, Kyoshi, dependendo de cada sistema em particular.
A licença definitiva que podia legar e outorgar acima do Menkio, era o certificado Kaiden, que além da habilitação para ensinar, significava que a pessoa tinha completado integralmente a aprendizagem do sistema.
O sistema actual que rege a maioria das artes marciais usando Kyu ( classe) e Dan (grau) , foi criado por Jigôro Kano, o fundador do Judo Kodokan.
Kano era um educador e conhecia as pessoas, sabendo que são muitos os que necessitam de estímulos imediatamente depois de haver começado a praticar artes marciais. A ansiedade desse tipo de praticante não pode ser saciada por objectivos a longo prazo.

Na classificação por cintos coloridos, KYU significa classe, sendo a classificação feita por ordem decrescente.
Na classificação de faixas pretas, DAN significa grau, sendo o primeiro cinto preto o de 1º Dan, o segundo cinto preto 2º Dan e assim por diante em ordem crescente até ao 10º Dan (homenagem póstuma).

Num plano simbólico, o branco representa a pureza do principiante, e o preto refere-se aos conhecimentos apurados durante anos de treino.
No Japão, o título mais alto que uma pessoa pode obter nas artes marciais denomina-se HANSHI;
É um alto cargo, cujo significado transcende as habilidades físicas ou técnicas, e que significa mestre exemplar.
Porém, nenhum título é mais conhecido que "Sensei". Mas afinal, o que significa Sensei ?
Literalmente, SENSEI significa vida prévia. Isto significa por tanto, num contexto oriental, que se está diante uma pessoa com um conhecimento avançado da arte e um nível de conhecimento humano elevado.
Portanto, Sensei não significa somente professor de arte marcial, mas também pessoa culta, educada e de conduta irrepreensível.